terça-feira, 27 de dezembro de 2011

As 15 melhores músicas que ouvi até hoje, por Jamille Queiroz

Eu acho que fui a pessoa que mais enrolou pra mandar (e fazer) a tal lista das 15 músicas mais importantes da vida. Porque, né? Escolher 15 músicas de uma banda só já é difícil, escolher 15 melhores do ano também... agora escolher 15 da vida toda é demais pra mim. Sou geminiana, gente. Alô. Mas juro que tô me sacrificando e vou deixar de frescura e de mimimi e vou botar a cachola pra funcionar. Eu tô escrevendo isso aqui agora de primeira, e só tô começando a escrever porque não tenho mais tempo pra enrolar mesmo... hahaha Mas enfim, e agora percebi que eu não pensei ainda em nenhuma música, mas vou lembrando e escrevendo sobre a partir da minha retrospectiva de vida. Prontos? Pois respira fundo e vai.

Na verdade essa música nunca foi importante pra minha vida, mas tá sendo agora. Porque NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL fazer essa lista, gente. Ai ai.

Tá bom, essa foi só pra quebrar o gelo. Agora eu juro que vou pensar seriamente e vou fazer a lista. Peraí, viu? 

Pensando em retrospectiva, eu devia postar uma música que marcou a minha infância, né? Mas não quero baldear esse post e postar aqui Raimundos, Planet Hemp, Sandy & Jr e É o Tchan. (Sim, eu ouvia isso. Anos 90, ailoviú) Então vou pular diretamente pros meus 12 anos, ou minha fase virei-rockeira-comprei-blusa-do-nirvana. Quem não gostou de Nirvana, né? E eu ainda gosto demais... Essa música me lembra muito essa época que eu ouvia sem parar, e é do meu álbum favorito deles até hoje, o In Utero. Ganhei ele de aniversário.

Bom, eu acho que eu comecei a ouvir música boa bem cedo. Lembro que aos 12 anos o namorado da minha mãe queria me comprar ser meu amigo e trouxe uns 20 dvds de música pra mim. E no meio tinha Led Zeppelin, Doors, Black Sabbath, ACDC, entre outros. Tive MUITA sorte: sim ou claro? Enfim, eu sou apaixonada por Led até hoje.. e até hoje essa música me mata.  

12: “If I Needed Someone” -The Beatles
Agora cheguei nos meus 15 aninhos. Meus 15 anos foi tipo meu revival dos anos 60: tinha franja, cabelo de cuia, roupa de bolinha e era uma completa beatlemaníaca. Eu passava o dia todo ouvindo esses quatro rapazes de Liverpool e sonhando com o George Harrison. No fundo, essa nossa fase Beatles nunca passa, né? Quando escuto essa música me dá uma saudade tão boa desse tempo... essa guitarrinha me deixa arrepiada. Mesmo. 

Então, depois da minha fase a-vida-é-linda-com-os-beatles, eu vi que essa coisa tava ficando meio chata. E foi assim que viciei em Sex Pistols. Viciei total com essa guitarra pesada, o som sujo e elétrico e comecei a ouvir muito esse tipo de som. Mais uma que ainda escuto bastante hoje em dia. (Johnny, você é(ra) um lindo, seu lindo!)

Eu acho que todo mundo que viveu o comecinho dos anos 2000 teve sua fase Strokes. Quem nunca pirou ouvindo essa? Só lembro de ficar vendo o clipe direto, falando que o Julian é lindo e minha mãe perguntando porque ele tá cantando desse jeito. Agora eu vou desabafar um pouco sobre Strokes: é uma banda foda, mas que tem fãs escrotos. Quem é fã, por favor, não se ofenda, eu gosto muito dessa banda... mas sei lá, cansei de tanto o povo ficar falando e babando e... acabei ficando sem saco pras últimas músicas deles. Enfim, sou chata mesmo, beijos.

Agora começa meu eterno amor por Mutantes. Eu nem sei muito bem o que falar sobre essa banda. Aliás, vou arriscar dizer que eles fizeram uma das melhores bandas brasileiras que eu já ouvi. Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias não foram só uma banda não... (tô emocionada, gente!)

Pronto, e aqui vai a parte pernambucana do meu coração. Eu só lembro de ver na tv um clipe de um doido cantando "Ela é do tempo do Bob" numa praia. Aí é claro que eu fui atrás de saber quem era esse Otto e desde essa época não consegui mais parar de ouvir. Coisa mais linda do mundo, ó. E esse disco, Sem Gravidade, entra pra um dos melhores que eu já ouvi.

Claro que eu também tive minha fase hippie-quero-fugir-prum-sítio.(na verdade, acho que essa fase nunca passou, mas enfim...) 
Novos Baianos é uma banda que eu também nem sei muito o que falar, é como Mutantes, não foi só uma banda... Esse samba meio psicodélico conquista todo mundo, né? E ainda nessa eferverscência toda que o mundo tava nessa época. 

Agora chegou a hora de falar do meu amor mais bêbado e lindo desse mundo. Tem como não se apaixonar por esse cara, não... pelo menos até ouvir alguma coisa dele. Meu caso com ele é antigo. A carreira dele é enorme, então eu tô sempre descobrindo coisa nova. Essa música eu descobri nesse ano mesmo... e hoje é uma das minhas favoritas dele.

Essa música com certeza estaria no primeiro lugar se essa lista fosse das 15 melhores do ano. Tame Impala foi a banda que eu mais ouvi esse ano, que eu mais amei e babei. Foi muita emoção pra minha vida achar uma banda massa assim, com essas distorções, guitarrinhas sujas, a voz do vocalista lembrar a do John Lennon... Quem me conhece sabe que eu passei o ano enchendo o saco de todo mundo mandando essa banda. E essa música foi a primeira que ouvi deles, é minha favorita. E além disso, ela é a cara de 2011. Certeza que daqui alguns anos eu vou ouvir e lembrar desse ano. 

 Pronto, agora começou meu ponto alto do post. Minha outra maior descoberta do ano de 2011: os loucos do Justice. Bom, além de ter conhecido essa música num dia muito bom, em Canoa Quebrada, desde esse dia eu não consegui parar de ouvir essa banda. Lembro que quando cheguei em Fortaleza a primeira coisa que eu fiz foi baixar discografia e passar uma semana ouvindo sem parar. Gaspard e Xavier, vocês tão aqui no meu coração. hahaha Outra música que é a cara desse ano, já pirei muito ouvindo essa música.

Bom, agora chegaram nas 3 últimas e eu tava guardando minhas favoritas MESMO pra falar aqui. Não as favoritas do ano ou de determinada época da minha vida, mas sim da minha vida toda, até agora.

Sei nem explicar o que essa música dá em mim, viu. Smiths é demais... Lembro muito de cantar essa música com minhas amigas em algum lugar do Dragão do Mar quando tinha uns 16 anos... Comecei a ouvir e já tô aqui, dançando na cadeira.

Pink Floyd tinha que estar nas três melhores bandas da minha vida, né? Outra banda que comecei a ouvir bem cedo, do gosto musical do meu padrasto. Lembro muito de viajar com essa música tocando no carro... uma das memórias mais lindas que eu tenho, sério mesmo. =}

Se a primeira não fosse Doors, eu me matava. Eu juro. É a banda que eu mais amei e já ouvi na vida, e nunca vou cansar. Durmo todo dia olhando pro rosto do Jim Morrison(num poster). Comecei a ouvir Doors com 12 anos, e foi amor à primeira vista. Quando vi o Jim pirando naquele teclado louco, não aguentei. Jim é demais pro meu coração. Essa é a banda que eu mais amo e agora eu não sei mais o que falar deles... Gente, enfim, essa música é linda, esse vídeo é lindo. E eu vou chorar já já.

Feliz ano novo e muita música boa pra nós! 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...