quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

As 15 melhores músicas que ouvi até hoje, por Amanda Moura

Fazer listas é sempre difícil. Pra qualquer pessoa. Em qualquer tempo. Ao elaborar esse TOP 15, bateu um sentimento de que, sempre que eu precisar fazer listas, deixarei de fora muitas coisas bacanas. Ao mesmo tempo, fazer uma lista de 15 músicas mais ouvidas em 2011 é um lindo exercício de relembrar. E relembrar às vezes dói. Às vezes é bom... Mas com música tudo fica mais fácil e melhor, né. Então vai aí, gente linda, uma seleção de 15 canções mais sentidas em 2011. É uma honra dividir intimidades assim com vocês. 
 
Agora vamos aos plays em nossas vidas e canções. Já. 
p.s.: A ordem em que as canções estão dispostas não se dá por importância nem cronologia. Não queira entendê-la, ela só faz sentido pra mim mesma... 
“I Started Something I Couldn't Finish” - The Smiths
Qualquer lista de canções que eu faça trará Smiths em primeiro lugar. Porque Smiths é foda. Porque Smiths fala sobre todos nós. Porque, além do Morrissey, ninguém reclama tanto quanto eu nesse e desse mundo. Respirem fundo e gritem, porque essa canção fala daquela fúria dentro de nós.
 2011 foi um ano incrível, que me possibilitou conhecer pessoas incríveis. Uma delas é apaixonada por essa canção e por essa moça aí. Então foi assim que de repente a voz da PJ começou a ecoar na minha cabeça e nas minhas madrugadas.

“Glory Box” – Portishead
Algumas pessoas dedicam 12 anos de suas vidas à criação dos filhos, à graduação seguidinha por mestrado e doutorado ou a uma grande viagem em busca de autoconhecimento... Pois bem, eu dediquei 12 anos da minha vida na busca por essa canção. E era madrugada quando a encontrei.
p.s.: o refrão deve ser cantado com uma bebida em uma mão, um cigarro na outra e uma expressão bem cínica no rosto.

Retalhos é um quadrinho muito fodástico de um cara chamado Craig Thompson. Nesse quadrinho, há uma menção a Just Like Heaven (aliás, há muitas menções a bandas e artistas fodas). Indico que você leia o quadrinho e, se sobreviver, ouça novamente essa música do The Cure.

Houve um tempo em que eu descobri que tinha um grande problema. E o que fazer? Fugir dele, é claro. Daí decidi viajar. Quando, no avião, eu pensava no grande problema, no medo de cair na ilha do Lost ou na possibilidade de tudo dar errado comigo, eu colocava essa canção pra tocar e me sentia muito segura diante da vida.

Pra homenagear alguém amado que adora essa banda e que esteve comigo no show desses caras aqui em Fortaleza City.

A Diva morreu e todos nós ficamos sozinhos. Não há mais o que dizer, e já choramos tudo que podíamos. Ok, mas seu legado permanece. E é vivo.
p.s.: essa canção é de uma banda chamada The Zutons, mas ficou linda-linda-linda na voz da Amy, né?!

Porque é bem assim, a gente é feito pra acabar.
 
Muitos covers de RHCP rolaram em 2011, né. E um filminho dos meus 12 anos passava em minha mente cada vez tocavam "Scar Tissue" nas noites de Fortaleza. Ai, meu coração adolescente...

Pra coroar um tempo de levezas e transições. Sem mais.

Há coisa sonoramente mais linda do que sotaque francês e sotaque de Recife? Definitivamente não. Pois some essas duas belezas auditivas e aí você terá essa banda marlinda aqui. Alô produtores de Fortaleza, bó trazer eles pra cá, bó?!

Porque é preciso muito, muito amor. E muitas canções como essa pra que a gente possa dançar coladinho e fazer declarações inesperadas de carinho.  

Não basta ser linda, ruiva e ter uma cara misteriosa de espiã da KGB. É preciso ser talentosa e ter a voz macia. Faz mais de um ano que a voz dessa mulher é o meu despertador, e eu ainda não enjoei, people. Escutá-la é ficar assombrado, admirado.

Acho que a maior parte das saídas noturnas desse 2011 dizem respeito aos covers de Strokes. Foi assim: eu decidi que era xóvem e que precisava curtir. Pois bem, dancei muito Strokes nessas noites. E sempre jurei amor eterno a quem tocasse Razorblade pra mim.

De quando a gente se percebe com um coração espumoso e querendo permanências. De quando tudo que a gente quer dizer cabe numa canção, essa aqui.

Um comentário:

  1. Gostei da playlist, essa música do The cure é muito linda, apesar de preferir Pictures of you. Eu teria colocado mais algumas brasileiras. Mas tá massa sim. =D Tá aí Gabrielle, participando aqui do Blog. hahhahahhahaha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...