sábado, 17 de setembro de 2011

Polaris Prize - 1

Heilou galera!
Como já havia prometido um par de vezes por aqui, finalmente venho falar um pouco mais pra vocês sobre o Polaris Prize.
Como já tinha dito, é um prêmio dado ao melhor álbum do ano no lindo e maravilhoso Canadá. Para tal o ano é contado de verão para verão, no hemisfério norte. Portanto um album lançado em novembro de 2010, por exemplo, pode concorrer ao prêmio de 2011. O desse ano a grande cerimônia vai ser segunda feira, dia 19. Até lá vou falar um pouquinho das bandas que estão concorrendo esse ano, algumas já conhecia bem como nossos queridinhos do Arcade Fire e seu The Suburbs, mas muitos nunca escutei na vida, mas só vou introduzir mesmo e gerar a curiosidade.
Falando mais um pouco do prêmio, a escolha se dá pelos méritos artísticos do álbum, independente de gênero e acreditem, já teve ganhador de hard rock, rapper entrando na lista de 10 indicados, é algo mesmo democrático. O juri , é composto por blogueiros, radialistas e jornalistas musicais. No início depois de um longo processo de escolha e inidações de álbuns, saí a primeira lista com 40 nomes, depois há mais muita briga e escolhem os 10 indicados, daí são nomeados o juri principal, que vai escolher o ganhador.
Agora que já estão devidamente introduzidos, vamos as primeiras bandas.

Austra - Feel it break
É uma banda formada por alguns membros de outras bandas que deram as caras no cenário alternativo canadense, como Spiral Beach e Galaxy. A vocalista Katie Stelmanis tem uma veia para o Synthpop, deixando transparecer bem isso no álbum.
Eles tocam um synthpop mas não é algo dançante, é algo calmo. Esse é um “álbum de inverno” pra gente colocar pra tocar, tomando um chocolate quente, olhando a neve cair pela janela. É lindo, delicado e suave, apesar dos synthpops geralmente abalarem as pistas de dança, esse foi feito pra abalar o salão da sua mente.Um álbum que curti e futuramente vou escutá-lo com mais paciência, com certeza.E ficam os votos pra banda continuar e nos presentear com mais obras como essa!


Braids - Native Speaker
Uma banda bem jovem, mas com um espírito bem maduro. Esse álbum é daqueles que você de fato tem que prestar atenção, pois parece, e tenho certeza que é, que cada sonzinho que sái, seja guitarra, bateria, teclado, etc foi muito bem pensado e planejado para tá ali. Tem muitas bandas que não merecem o “título” de art rock, por um breve momento cheguei a pensar isso, mas só de parar pra escutar, você nota que não tem nada que se encaixe melhor que para eles, por que de fato é uma obra de arte, que devemos todos conhecer mais a fundo!


Destroyer - Kaputt
Primeira banda de Vancouver a dar as caras por aqui e muito bem merecido, a banda já tá por aí desde de a década de 90, já tiveram outros sucessos e agora aparentemente se reencontraram na sua sonoridade.É um álbum que parece explorar muito bem o pop, não é um pop besta com 3 acordes se repetindo, mas com um arranjo mais bem elaborado, vocais variando um pouco. Enfim, a banda experimenta, tenta e coloca varias coisas, o som ficando muito bacanudo, mas não perde a essência entre o pop, o soft rock, rock romântico. Tem umas faixas que da até pra viajar, achei bem bacana, algo que ficarei feliz de colocar no ipod pra tocar.


Enfim, escuta aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...