segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

As 33 músicas mais legais que ouvi até agora, por Anna K


eu me convidei para fazer uma listinha também, porque sou a aniversariante de janeiro, porque dou pitaco e porque sou muito sonora mesmo. sobre música eu gosto de lembrar que sempre ouvi muito rádio, adoro as surpresas de não saber qual música virá logo depois da outra. também achei bonito minha atitude de cancelar uma festa de quinze anos por um som 3 em 1, com aparelhagem de cd. me orgulho de já ter namorado um músico que mal tocava  pra mim, mas compartilhou sua bagagem – também – musical e de minha namorada ter sido parte integrante de coral em palcos cariocas.

acordar aqui em casa, é ouvindo música, meu amor me pede e reclama quando desligo o som da cozinha. já ouvi que eu devia ser dj em algum lugar, porque sei de músicas boas, nas horas certas. nunca aprendi a tocar nada além de asa branca (violão e flauta, hein?!) e aqui estão as 33 músicas que me vieram, de uma tacada só, sem selecionar por estilo musical, preferência, merchã ou pavãonismo. é o que escuto. sempre.

1 - "Feira Moderna" - Beto Guedes
essa é uma das músicas mais roquenrrol que já ouvi na vida, por isso, acho que ela deve abrir minhas impressões musicais. minha vida toda sempre foi muito ‘betoguedianna’ e é com esse espírito de ‘meu coração é novo’ que inicio essa listagem. aos quinze anos deixei de merendar lá no cearense por uma semana inteira e fui comprar lá na tok discos o meu primeiro cd, um que eu escolhesse e não que eu tivesse ganhado da tia. levei um punhado de notas verdinhas de um real e assim que vi uma coletânea dele, paguei à vista. dezesseis anos depois, ainda ecoa pelo som da sala e pelas minhas veias essas guitarras e esse desejo de ser maior.

2 - "The Winner Is" - Mychael Danna/DeVotchKa  (Trilha Sonora de Pequena Miss Sunshine)
toda vez que se inicia essa canção eu fico achando que vou morrer de tanta emoção. Sério! ela marcou um ciclo muito bonito da minha vida, onde cerca de 30 mulheres se alongavam e inspiravam memórias e vontades à beira do mar, hoje, daqui a pouco, um aquário.

3 - "Por que você faz cinema?" – Adriana Calcanhoto
entre os 6, 7 ou 8 discos da adriana calcanhotto, tive de selecionar a mais-mais. foi difícil porque a voz da mulher está sempre no ar quando estou apaixonada, quando terminei namoro, quando estudei... mas essa, em especial, que é uma resposta do cineasta joaquim pedro de andrade, musicada e cantada por ela, do álbum a fábrica de poemas. ‘porque de outro jeito a vida não vale á pena’ me diz muito.

4- "Anunciação" - Alceu Valença

alceu valença é muita história na minha vida e essa canção, ouvida e gritada nos arcos da lapa, em 2005 foi a coisa mais magnífica de se cantar. é música de ciclo novo, escuto toda segunda-feira. ou quinta. ou domingo.

5 - "Cartaz" – Fagner

você me conhece?! se sim, sabe que o fagner fez essa música em minha homenagem. tudo bem, eu não fico me achando a tal por isso. rs

6 – "Como Te Extraño" -  Café Tacvba

essa canção me carimba sempre com um selo de ‘tá apaixonada, tá apaixonada’ e nunca sai de moda na minha vida:
Ay amor divino, pronto tienes que volver...El dolor es fuerte, lo soporto / Porque vivo pensando en tu amor / Quiero verte, tenerte y besarte y / Entregarte todo mi corazón

7 – "Catavento e Girassol" – Leila Pinheiro
essa música é uma das descrições mais lindas sobre um grande amor. dá vontade de me agarrar, ó.

8 - "Nantes" - Beirut
ainda continuo sem saber tudo o que essa música me diz, assim, a tradução toda porque nunca fui boa em inglês, mas eu sei, porque durante uma conversa muito bonita com uma amiga que me consolava de alguma mazela, que falava de algo grandioso. é isso, um dia vou lá em nantes pra descobrir e sentir mais ampliado.

9 - "Chicago" - Sufjan Stevens (Trilha Sonora de Pequena Miss Sunshine)
esse cd me chegou pelo correio vindo lá de Olinda e há um monte de músicas muito sensacionais e um afeto muito imbutido nele. essa canção é daquelas que me deixam paralisada. eu fico imaginando uma apoteose, um céu cheio de estrelas cadentes, milhões de pessoas de mãos dadas, a nova era, enfim. acho apocalíptico, mesmo sem saber o que ela me diz.

10 - "Os Pingo da Chuva" - Novos Baianos
essa é uma música de festa, de carnaval, de abrir a longneck e estar de pés descalços em alguma terra qualquer. e ver os amigos dançando, entoando brindes e você feito doida, ali, observando e sendo o existir.

11- "High and Dry" -
Radiohead
vixemaria, essa música aqui me diz que é hora de finalizar alguma coisa, mas é finalizar bonito, uma coisa boa.

12- "Beat It" - Michael Jackson
clássico dos clássicos essa música aí. lá se vai meu presente retornar à rua quarenta e sete do jereissate 2 quando meu primo michel acertava de primeira a faixa do lp do aurélio, meu tio, e se requebrava em sua guitarra imaginária e seus gingados que até hoje fazem a alegria da família. me lembra também nina gabrielle, o poodle preto, pulando pela sala de casa dando gritinhos de felicidade. loucura!

13 - "Soul Parsifal" - Legião Urbana
legião é minha banda preferida de todos os tempos, desde quando eu ligava pra fm cidade e pedia pra tocarem "pais e filhos" umas sete vezes por dia. é muito eu, eu sou muito do renato e essa canção é pra dançar um pouquinho e não ficar melancólico com tecladinho dela.

14 - "Um dia útil" - Maurício Pereira
com essa música eu fico observando o horizonte e pensando na vida. ela sempre toca na minha cabeça toda vez que saio para trabalhar. melhora bastante o astral, recomendo.

15 – "Mrs. Robinson" – Simon & Garfunkel
nessas horas eu queria ter um carro conversível e ir estrada afora até chegar no chuí. feliz, de chapéu, lenços esvoaçantes e acenando para um povo que me saúda pela estrada da vida.

16 -
"O Vento" - Los Hermanos
sempre vou, pelo menos, lacrimejar ao ouvir essa música. me dá uma quenturinha boa na vida, uma certeza de viver mais, sabe?! é uma das melodias mais sensacionais de toda a vida. não enjoo.

17 - "Eles Sabem" - Nando Reis
ele, o nando, é rei de meus momentos mimimi. essa tem uma brincadeira com as frases, o violão muito afinadinho, a piscina, os morangos...

18 - "O Calibre" - Paralamas do Sucesso
com essa música eu exorcizo meus medos, apesar de. herbert, meu chapa, eu rezei muito por você, ó. por tudo o que tem na música, para combater o medo todo, eu agradeço.

19 -
"Sunrise" - Norah Jones
ouvi no repeat setecentas vezes. surprise surprise. uma voz linda. me anima a noite.

20 - "1234" - Feist
uma amiga bem querida me falou de leslie feist. e me mandou um cd numa caixa encantada. anos depois, em uma temporada no recife, zapeando pela mtv em canal aberto, vejo esse clipe e danço com o gatinho preto que quase me assassinou instantes depois. me lembra meu modelo de vida ‘tô nem aí’ e isso me foi muito ótimo. super facinho de dançar essa coreografia.

21- "Reza Vela" – O Rappa

isso é muito ridjânero e era minha oração matinal. é minha mezzo saudade, agora.

22 – "Pecado, Rifa e Revista" - Tom Zé
faço faxina com essa música. admiro, acho bonito e o tom zé é rei maior no meu coração.

23- "Hazelton" - Justin Vernon

essa música é linda. perainda que vou ali chorar.

24 - "Ghost Under Rocks" - Ra Ra Riot
música para ir cuidar da vida. é botar no fone de ouvido, volume máximo e esperar a explosão auricular e cardíaca.

25 - "1979" - The Smashing Pumpkins
eu nasci nesse ano e essa música me dá uma coisa boa e eu acho ela muito sensacional e tem tanta coisa para dizer sobre ela que não caberia por aqui. melhor só ouvir e bater o pé.

26 - "Bitter Sweet Symphony" -
The Verve
na rodoviária esperando os encontros da vida, quando de um quiosque réi todo encapengado toca bem alto essa música. minha espera chegou ao fim: não era ninguém, nenhum ônibus, nenhum destino. voltei no mesmo ônibus que fui.

27 – "Pra sonhar" - Marcelo Jeneci
uma coisa linda de ouvir, de aprender a cantar. canto no ouvido dela de trás pra frente e fazendo dancinha. ela sorri e me diz sim todo tempo.

28 - "Hand In My Pocket" - Alanis Morissette
eu tinha dezesseis e minha amiga giselle chegou com o cd dela na sala de aula. prometi que ia aprender a tocar a gaita. ainda vou cumprir, juro.

29 -
"Canção Simples" - Tiago Bettencourt & Mantha
ain, o carinha diz; ‘vem, curar o medo, vem’… eu obedeço.

30 - "La Valse d'Amelie (Orchestre)" - Yann Tiersen
essa é minha música secreta para ser escritora. se quero escrever e-mail bonito, post no blog, carta de amor ou receita de bolo, é essa música aqui. experimentem.

31 - "Seu" - Mayra Andrade
a primeira vez que ouvi a voz da mayra andrade foi no caminho leste-oeste, voltando pra casa em um celta cinza. instantes antes a condutora havia se acidentado na avenida. ela chorava muito e eu não precisava dizer nada, então liguei o cd player, tocou essa canção. ela chorou mais alto, mas aumentou o volume e gritou pela janela: ‘eu tenho um sonho, um sonho grande’!

32 - "Vilarejo" - Marisa Monte
essa música é o endereço do meu lar. compartilho com vocês, humanos.

33- "Porcelain" - Moby   
num dia impossível eu vou me jogar do terraço do prédio mais alto de dubai. terei fones de ouvidos no volume máximo. a queda durará três minutos e vinte e um segundos. cairei numa piscina de água azul de amaralina. não morrerei, mas morrerei.

______________________________________________________________
Dá pra ouvir tudinho também aqui.

5 comentários:

  1. ká, dia 9 é sempre lindo e tua vida inteirinha também. sua lista diz muito, muito mesmo.

    pra aproveitar, irei fazer faxina na casa dos amores agorinha escutando ela toda (obrigada implosão sonora por ter feito esse link!).

    ResponderExcluir
  2. 33 músicas. 33 anos. Parabéns, Anna. Pelo aniversário, que é sempre um acontecimento, e pela linda seleção... Toca a gente!!!

    Feliz todos os dias!

    ResponderExcluir
  3. Anna K, adorei sua lista de músicas! Realmente as músicas que amamos contam a nossa história.

    ResponderExcluir
  4. Vivi, Milena e Vera, agradecida pelos comentários, viu?!

    São músicas para fazer faxina, para celebrar e para ilustrar sonoramente uma vida inteira de alegrias!!

    Beijos pra vocês!

    ResponderExcluir
  5. demais a lista *-*
    tem umas aí pra matar msm =p

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...