sábado, 22 de setembro de 2012

Polaris Prize 2012


Heey people!
Nessa segunda acontece a cerimônia do Polaris Prize 2012, o prêmio de melhor álbum musical do Canadá, para saberem um pouco mais dêem uma checada aqui (http://www.implosaosonora.com.br/2011/09/polaris-prize-1.html), que ano passado explicamos bem como era.
Sou fã e viciado em música canadense, não nego e muitas vezes já proclamei meu amor aqui hehe Então como bom apreciador da boa música canadense, não deixo de acompanhar o polaris prize desse ano. 90% das músicas que fui atrás e passei tempos escutando nos últimos 2 meses foram só dos artistas que estão entre os 10 indicados, porque sempre tem umas boas revelações que aparecem, algumas até já pus músicas aqui. Ano passado tava mais fácil chutar um ganhador, será que esse ano acerto de novo? Vamos aos 10 indicados!! 

Handsome Furs  Sound Kapital 

Esse álbum foi um dos meus maiores “consolos” depois do fim de uma das minhas bandas preferidas, Wolf Parade, o Dan Boeckner tem muito feeling com a guitarra, meche muito comigo. O álbum também tem letras bem interessantes, falando da vida das pessoas e da crise econômica, dá pra viajar legal e refletir muito, adoro fazer isso!
Apesar do meu amor por esse álbum, não acho que vá ganhar não...

Cold Specks – I predict a graceful explosion

Com um estilo de cantar profundo, esse álbum é daqueles que promete invadir suas tardes solitárias, ou qualquer hora do dia se você quiser, e procudar fazer essa explosão ser de dentro pra fora, ou seja uma implosão! Outro que vale a pena dar uma conferida. Mas ainda falta um pouquinho pra ganhar, eu acho.

Drake - Take Care

Escutei pouco, admito, nunca fui lá um fã de hip-hop. No entanto Drake, fugiu um tanto do hip-pop tradicional, buscando um pouco mais a musicalidade e as letras, até onde prestei atenção, não falam de como ele é rico ou sexy ou pegador, falam da vida dele, dos problemas dele, ou seja, uma letra que passa a ter mais sentido fora das pistas de dança. Ainda sendo assim, se ganhar pra mim vai ser uma surpresa.

Cadance Weapon – Dirt City
Um rapper que procura um algo mais, nas faixas que escutei ele curtiu brincar com efeitos nas vozes, na batida, ajudado por outra indicada Claire Boucher, do grimes. E as letras em geral falam do lado oculto das cidades, que pode se encaixar na verdade em qualquer cidade, como o álbum The Suburbs do Arcade também se encaixa em qualquer cidade grande. Outra surpresa pra mim se ganhar.

Fucked Up – David Comes to Life
Pessoal, vou falar muito sério, pouquissimas bandas que conheço tem um instrumental tão fantástico com fucked up, as combinações que eles fazem com as guitarras são f*dásticas, a batéria baixo e teclados acompanham. Agora, da mesma forma poucos vocalistas me irritam como o Damian Abraham, por que simplesmente ele não para de gritar o álbum todo! Dá pra dar uma equilibrada vai. Enfim, acho que eles têm chances boas de sairem com o prêmio na mão!
ps : Nessa música, notem o instrumental como falei, tem horas que tem 3 linhas de guitarra! Solo, ritmica e uma acompanhando o vocal! *-* e vejam também como uma voz mais suave de vez enquando cai bem!

Feist – Metals
Admito, eu era chato e não dava o braço a torcer pra Feist. Agora dou! Ela incorporou alguns elementos meio jazz, como um sax aqui e acolá. A voz dela todos já conhecem e se rendem. E nesse disco ela conseguiu um algo mais, ela te convida a ter realmente horas contemplativas, tinha sentido isso mas não sabia descrever até ver uma pessoa falando num site de críticas e foi como se tudo passase a fazer sentido! Por isso que eu gostei tanto de levar esse album pra escutar no mp3 enquanto corria na beira mar ou no parque do cócó! Mais uma com chances reais de ganhar, na minha opinião.

YAMANTAKA // SONIC TITAN - YT // ST
A criatividade morre no nome do álbum ( os bons entenderão haha). Um álbum absudamente experimentalista e extremamente rico! Um pouco curto, verdade, mas as misturas dos elementros,os vocais, letras,sonoridade vão muito além do que se pode escrever. Quando escutei me lembrei um pouco do pioneirismo do pessoal do Daft Punk, fazendo músicas que vão fazendo você mesclar sentimentos, impressões e pensamentos, fantastique! Dependendo da lombra que os jurados estavam na hora de votar, bem capaz deles ganharem hehe.
Ps : AMEI o vídeo me lembrei dos tempos de super pivete haha!

Grimes – Visions

O nome do album é muito simples, é o que você ver quando escuta ele por muito tempo! Não precisa de nada pra ajudar, musicalidade meio dance, meio fantasmagórica, meio muita coisa. Ela é uma gênio da música moderna, gente, tudo o que tem de som nessa música é essa simples pessoa que faz! E Detalhe me apaixonei por ela *-* ( Zooey, ainda te amo =p) Essa eu coloco como 3 favorita!

Japandroids – Celebration Rock

Esse duo conseguiu algo não tão comum em artistas canadenses, um album feliz, animado ( não é exatamente fácil ficar animado quando tá fazendo -30º no inverno imagino .-.). Ok, não exatamente feliz, mas vamos lá todo mundo tem problema certo? E isso impede as pessoas de festejarem e comemorarem? Esse é o espírito desse álbum, manda as preocupações pros infernos e comemorar as coisas boas da vida! Por ter esse espírito tão up, coloco eles no meu segundo lugar em favoritos ao prêmio!

Kathleen Edwards – Voyageur

Ok, tem discos incrivelmente inovadores aqui, tem discos de toda forma e eis que talvez tenha escolhido o mais comum deles, que não tem uma guitarra mágica, não tem efeitos distorcidos super legais pra ser meu favorito. Claro que tem uma razão, ele tem sentimentos! Não do tipo que o restart canta, sentimentos honestos, aquele que causa empatia, por isso minha identificação a Kath nesse álbum. A frase mais verdadeira de uma crítica que li sobre esse disco foi essa “Ao escutar esse disco, em algumas horas dá vontade de pausar e dá um abraço simpático na Kathleen”. A vida pulsa no coração antes de atingir o pensamento, quando um coração quer o cerébro obedece ( para nossa eterna raiva claro). Por isso eis minha favorita a ganhar o Polaris desse ano! 


Depois trago o ganhador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...